espacamento-topo-interno

Perguntas e respostas importantes

Como controlar a frequência cardíaca?
A melhor opção é utilizar o frequencímetro. Caso não disponha desse aparelho, é possível verificar a frequência na artéria radial (punho), contando as pulsações durante quinze segundos e
multiplicando o resultado por 4, para obter a frequência cardíaca de um minuto.

Quanto tempo devo permanecer na minha frequência de treino?
Após o alongamento inicial e/ou o aquecimento articular, inicie uma caminhada de leve a moderada durante mais ou menos cinco minutos e em seguida comece o treino dentro da sua faixa de treinamento, permanecendo no mínimo trinta minutos. Depois desse período, deve-se desacelerar.

É normal sentir fome durante o exercício?
Durante a atividade física, o mais comum é sentir sede. Muitas vezes, entretanto, a sede é confundida com a fome. Mantenha-se bem hidratado.

Posso utilizar bebidas esportivas para a caminhada?
Em atividades leves, o ideal é consumir apenas água. As bebidas esportivas devem ser utilizadas sob orientação profissional.

Existe algum suplemento que auxilie a reduzir a gordura?
O melhor método para reduzir a gordura corporal ainda é o treinamento regular e a alimentação adequada.

Quanto posso comer a mais fazendo exercício?
O ideal é não fazer compensações. O gasto calórico em atividades leves não justifica uma maior ingestão de alimentos.

Tenho que comer antes do exercício?
Sim, o ideal é se alimentar cerca de 30 a 40 minutos antes do exercício. Uma fruta é uma boa opção.

Que exames devo fazer para praticar minha atividade física com baixo risco?
Consulte um cardiologista especializado no esporte. Ele irá indicar a realização de eletrocardiograma, exames de sangue, teste ergométrico ou teste cardiopulmonar. Em razão da carga de exercícios intensa, poderá acrescentar o exame de ecodopplercardiograma.

Qual a intensidade e a frequência semanal indicadas?
Por não ser esportista profissional, evite praticar atividades físicas mais do que quatro dias por semana.

Quem pratica corrida pode sofrer lesão mais facilmente?
Na verdade, qualquer um que pratique atividade física, não importa o tipo e a intensidade, pode sofrer algum tipo de lesão. É claro que a intensidade, às vezes, pode aumentar o grau da lesão.

Como prevenir essas lesões nos treinos e provas?
Antes de treinos e provas, realizar aquecimento e alongamento pode diminuir o risco de lesões, mas não previne. Treinos regulares com uma saúde estável e com acompanhamento dos orientadores da Equipe ZERO MEIA UM são as melhores opções. Além disso, na presença de dor, pare e procure um profissional especializado na área (ortopedista).

Que tênis devo usar?
Os tênis adequados são aqueles que se enquadram no perfil do seu tipo de pé (chato, normal ou cavo) e tipo de pisada (supinada, normal ou pronada). Além disso, os tênis devem atender às necessidades da modalidade esportiva que pratica. Para corrida, eles precisam ter um bom amortecedor.

Quem corre pode praticar musculação?
Sim, é importantíssimo realizar também uma atividade de resistência muscular. Assim, você estará se protegendo de lesões. Não há problema em realizar os dois treinos no mesmo dia, a não ser que seu treino fique muito longo. Nesse caso, você poderá dividi-los.

O que devo comer antes e depois de um treino?
Antes e depois dos treinos o ideal é ingerir alimentos ricos em carboidratos. Pães, frutas e sucos são boas opções.

Como devo fazer minha hidratação para os treinos e provas?
Procure ingerir, duas horas antes de iniciar a atividade física, 500 mililitros de água e hidratar-se durante o treino ou prova. Tome 250 mililitros de água (um copo) a cada 20 minutos.

Posso utilizar suplementos alimentares nas competições e treinos longos?
Sim, desde que indicados por um profissional habilitado.

Suplementos proteicos fazem com que eu ganhe massa muscular?
O ganho de massa muscular é decorrente do treinamento. O suplemento pode ser usado, se houver necessidade, porém sempre com indicação profissional.

Não consigo comer nada quando acordo. Posso treinar pela manhã assim mesmo?
Não. O ideal é tomar pelo menos um copo de suco diluído em água antes de começar a treinar. Alguns repositores energéticos também podem ser usados. Consulte um especialista para adequar a melhor opção ao seu caso.

É importante revezar os tênis?
Sim. Aconselha-se a ter pelo menos dois pares de tênis para revezar sua utilização. E o mais importante é nunca estrear os tênis em uma prova, pois o calçado pode incomodar e comprometer seu rendimento.

O que é melhor: bebida esportiva, água ou água de coco?
Depende. Para exercícios de até uma hora de duração, a água é suficiente. Caso o treino seja mais prolongado, pode-se utilizar a bebida esportiva, que possui açúcares e eletrólitos em sua composição. A água de coco pode ser utilizada diluída em água para facilitar a absorção.

Não tenho fome após os treinos. Posso ficar sem comer?
Mesmo sem fome, realize uma refeição equilibrada. Pode ser em forma de lanche, vitamina de leite com fruta ou sopa. Consulte um nutricionista para mais opções.